Estádio de Wembley da Inglaterra

O Estádio de Wembley (em inglês: Wembley Stadium) é um estádio nacional da Inglaterra, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park. Com capacidade para abrigar 90 000 espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e 2º maior estádio da Europa, sendo ultrapassado somente pelo Camp Nou, em Barcelona. É administrado pela Football Association, a entidade máxima do futebol inglês.

Ficou concluído em 2007 no local do antigo Estádio de Wembley. o recinto tem a capacidade para cerca de 90,000 pessoas. O formato do recinto assemelha-se ao do Estádio da Luz (do Benfica), e a sua característica icónica é um arco que possui 133 metros de altura e 315 metros de extensão, o que o torna na mais longa cobertura do mundo. Na frente do estádio, a estátua de Bobby Moore é presença forte logo na entrada principal. O zagueiro disputou 190 jogos pela seleção inglesa e figura entre os maiores jogadores ingleses de todos os tempos. Ele estava lá na partida da famosa trave.

 

A 19 de Maio de 2007, a inauguração oficial foi realizada com o encontro da final da Taça de Inglaterra (FA Cup) entre Chelsea e Manchester United, que os londrinos venceram por 1-0. Antes desta data, já tinham sido disputados alguns jogos oficiais, entre os quais uma partida entre as selecções de sub-21 de Inglaterra e Itália.

Desde a sua estreia, o novo Estádio de Wembley já recebeu duas finais da Liga dos Campeões. A primeira em 2011, entre Barcelona e Manchester United, que os espanhóis venceram por 3-1. A segunda em 2013, na qual o Bayern de Munique derrotou o Borussia de Dortmund por 2-1, assinalando os 150 anos da Associação de Futebol Inglesa (FA). O estádio é também o palco das finais da Taça da Liga inglesa (League Cup), da Taça de Inglaterra (FA Cup), da Supertaça Inglesa (Community Shield) e dos playoffs da 2ª Divisão (Football League Championship), que definem as duas vagas para a 1ª divisão inglesa, a Premier League.

Antigo Estádio de Wembley

O antigo estádio foi primeiramente conhecido como British Empire Exhibition Stadium ou Empire Stadium. Foi construído por Sir Robert McAlpine para a Exposição do Império Britânico de 1923 com um custo total de 750 mil libras. Como de comum na época, o estádio seria demolido ao término das exposições, mas um empresário resolveu comprar o campo. Arthur Elvin tentou comprar o estádio por 127 mil libras.

Após a morte do proprietário original, surgiram complicações quanto ao herdeiro do campo e Elvin viu uma excelente situação para negociar e acabou por comprar o estádio por um preço menor. O estádio foi ampliado e inaugurado oficialmente pelo rei Jorge V e aberto ao público no dia 28 de abril de 1923. Em 1934 foi construída a Arena Wembley, adjacente ao estádio. O estádio foi demolido em 2003.

Relacionado :

Seleção Inglesa

Camisolas Futebol

Seleção Inglesa de Futebol

A Seleção Inglesa de Futebol é organizada pela Football Association, a instituição que administra o futebol na Inglaterra, e representa a Inglaterra nas competições internacionais de futebol da FIFA e da UEFA, como a Copa do Mundo e a Eurocopa. A Inglaterra é uma das duas mais antigas seleções nacionais de futebol do mundo; juntamente com a Escócia com a qual disputou a primeira partida oficial entre seleções em 1872. A casa da Seleção Inglesa é o Wembley Stadium em Londres.

Estádio nacional é o Wembley que é um estádio nacional da Inglaterra, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park. Com capacidade para abrigar 90 000 espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e 2º maior estádio da Europa, sendo ultrapassado somente pelo Camp Nou, em Barcelona.

Foi chamado The Three Lions (Os Três Leões), porque o seu logotopo tam três Leões, é cor branco e azul. Também camisola Inglaterra de futebol uso banco e azul. Mas a sua camisola receirva equipamento juntou cor vermelho.

Seleção Inglesa sendo considerados os inventores e promotores de futebol. Apesar de ser o mundo mais antigo combinado, não foi uma das entidades que participaram na fundação da FIFA, e não se juntar a ela até 1905 depois de reconhecer outras associações de futebol, e é considerado como uma das maiores conquistas da FIFA.

Tinha um maior domínio e importância em seus primeiros anos em que o futebol começou a ganhar relevância, ainda permanece no topo da imagem. Entre suas melhores performances, destaca um título da Copa do Mundo na edição em que foram local, a 1966. Esse título marcou o início da sua segunda época de ouro que durou até 1971 e sua prata de tempo entre 1986 e 1991. no entanto, nunca foi capaz de ganhar o Campeonato Europeu. Nem ele participou de uma Copa das Confederações, criado em 1992.