Wayne Rooney – Capitão

Camisola Inglaterra 2016 Pincipal

Nome completo : Wayne Mark Rooney

Data de nasc. : 24 de outubro de 1958 (31 anos)

Local de nasc. : Liverpool, Reino Unido

Nacionalidade : Inglês

Clube atual : Everton

Número : 10

Posição : Atacante, Meia, Volante

Wayne Mark Rooney (Liverpool, 24 de outubro de 1985) é um futebolista inglês que atua em todas as posições de meio e ataque, porém com mais frequência como atacante, também é capitão. Atualmente joga pelo Everton. É um jogador de bastante habilidade técnica, que pode ajudar o time em várias posições, na defesa, na criação de jogadas e no ataque, pelos lados ou pelo meio.

Ele começou a sua carreira nas categorias de base do Clube de Futebol Everton. Em 2002 subiu principal do Everton, em 17 de agosto em um empate em casa por 2-2 contra o Tottenham.

No dia 19 de outubro, cinco dias antes de seu aniversário de dezessete anos, Rooney marcou um gol no último minuto na vitória contra o Arsenal. Esta meta terminou em executar uma série de trinta jogos de invencibilidade do seu adversário, foi o mais jovem artilheiro da história da Premier League, um recorde que já foi superado duas vezes por James Milner e James Vaughan.

Em 2004 ele juntou o Manchester United. ior artilheiro da Inglaterra na história. Em 2009-10, Rooney foi premiado como jogador melhor jogador do ano PFA. Ele ganhou o jogador do mês da Premier League cinco vezes, um recorde que divide com Steven Gerrard. Ele chegou em quinto na votação para o FIFA Ballon d’Or de 2011 e foi nomeado no FIFPro Mundial 11. Rooney ganhou o prêmio gol da temporada, prêmio dado pela BBC pelo voleio contra o rival Manchester City vencendo a partida por 2–1. Rooney foi o terceiro futebolista mais bem pago do mundo, depois de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em 2011, incluindo patrocínios.

Para seleção, recebeu sua primeira convocação para a Seleção Inglesa em 2003, e tornou-se o mais jovem jogador. Depois foi vonvocado para Euro 2012 e Copa do Mundo FIFA de 2014. Após a competição, sucedeu Steven Gerrard como capitão da seleção. No ano seguinte, em 8 de setembro de 2015, superou marca de Bobby Charlton de maior goleador da seleção, quando anotou seu quinquagésimo gol em cobrança de pênalti na partida vencida por 2–0 contra a Suíça pelas Qualificações para a Euro 2016.